Atualmente, existe uma ampla variedade de modelos de captadores. Sua função é transformar as ondas mecânicas produzidas (o som), principalmente pelas cordas, em ondas elétricas.Suas diferenças são classificadas de acordo com suas características técnicas.
Ou seja, elas mudam de acordo com a alimentação, dividem-se em captadores ativos e captadores passivos; quanto ao número de bobinas, dividem-se em captadores simples (single-coils), captadores duplos (humbuckings) ou quádruplos (quad-rail); e ainda podem ser divididas quanto ao material magnético, em captadores cerâmicos e captadores de alnico.
Vamos conhecer os modelos mais usados e suas características;
CAPTADORES MAGNÉTICOS: Detalhe dos captadores de uma guitarra padrão Stratocaster.Humbucking (ponte) e Single-coils (centro e braço). A maioria das guitarras atuais utiliza captadores desta natureza.
CAPTADORES PASSIVOS: Não necessitam de alimentação elétrica (fonte de energia elétrica) para funcionarem. Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra. Enorme variedade de timbres e qualidades. Em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.
Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos enrolados por um fio (coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em freqüências diferentes. Esta perturbação gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica).
CAPTADORES ATIVOS: Necessitam de alimentação para funcionarem. Integração reduzida com os materiais da guitarra. Sons uniformes, previsíveis e pequena variedade de timbres. Captam menor interferência por terem menor impedância.
CAPTADORES SIMPLES (SINGLE-COILS): São estruturados apenas com uma bobina. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais limpo, brilhante, estalado e estridente em comparação com os humbuckers. Um exemplo do uso de captadores single é o timbre das guitarras Michael GM 227 que vem com 3 captadores Single Coil.
CAPTADORES DUPLOS (HUMBUCKINGS OU HUMBUCKERS): São
Um exemplo do uso de captadores duplos é o timbre imortalizado pelas guitarras Gibson Les Paul. Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas, a exemplo dos modelos Michael GM750.
Nenhum comentário:
Postar um comentário